Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obama escolhe "moderado" Garland para o Supremo Tribunal

Falta preencher uma vaga no Supremo Tribunal dos Estados Unidos. Barack Obama fez a sua escolha mesmo em fim de mandato. Mas o nome de Merrick Garland ainda tem de passar no Senado.

A carregar o vídeo ...
Obama Said to Nominate Merrick Garland to Supreme Court
Negócios 16 de Março de 2016 às 15:13
  • ...

O lugar para o Supremo Tribunal norte-americano, que estava por preencher no seguimento da morte em Fevereiro do magistrado Antonin Scalia, já tem nome para ser preenchido. Barack Obama disse que faria a nomeação, apesar de estar em fim de mandato e esta quarta-feira, 16 de Março, escolheu o juiz Merrick Garland, confirmou a Casa Branca.

"Não há ninguém mais adequado para entrar imediatamente no Supremo Tribunal", declarou, citado pela Reuters, um dirigente da Casa Branca. Barack Obama já confirmou a sua escolha.



Mas para que o magistrado, de 63 anos e considerado moderado, entre no Supremo Tribunal é necessária a aprovação do Senado, onde os republicanos estão em maioria. E já tinham ameaçado vetar a proposta de Obama, ainda sem a conhecer.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos é formado por nove juízes, com cargos vitalícios. Até agora havia cinco conservadores e quatro progressistas, pelo que uma nova nomeação de Obama - que já designou duas juízas - poderia inclinar a balança a favor dos progressistas.

Depois da morte de Scalia ficaram quatro-quatro. O The New York Times fez as contas e assegura que o Senado nunca demorou mais de 125 dias para votar um sucessor desde a nomeação. Em média, uma nomeação foi confirmada, rejeitada ou retirada em 25 dias. Mas poucos presidentes conseguiram preencher lugares vagos em final de mandato.

A Casa Branca prontificou-se a colocar um vídeo no seu Twitter justificando a escolha mesmo em final de mandato.


Ver comentários
Saber mais Senado Merrick Garland Barack Obama
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio