Notícia
Obama e Hollande anunciam novo diálogo económico
O presidente dos EUA anunciou o lançamento de “um novo diálogo económico para expandir o comércio e aumentar a competitividade” dos dois países.
A França e os Estados Unidos da América (EUA) querem ter um relacionamento económico mais próximo. “Estou satisfeito por anunciar que vamos lançar um novo diálogo económico para expandir o comércio, aumentar a competitividade dos nossos negócios, estimular a inovação e encorajar novos empreendedores”, anunciou o presidente norte-americano, Barack Obama, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, François Hollande, citada pela Bloomberg.
Hollande, que está nos Estados Unidos para uma visita oficial, durante esta semana vai estar em Silicon Valley, o que Obama classificou como sendo a demonstração do compromisso para o lançamento de novas colaborações na área científica e tecnológica entre ambos os países.
Ainda durante a conferência de imprensa, Hollande defendeu que a recuperação da economia norte-americana é “um exemplo que deve ser seguido” e serve como uma lição para a Europa.
Obama considera que é impossível escolher entre França e Reino Unido
Há muito que o Reino Unido é considerado como o principal aliado dos Estados Unidos na Europa. Na conferência de imprensa conjunta, quando questionado se a França estava numa posição semelhante à do Reino Unido aos olhos dos EUA, Obama defendeu: “tenho duas filhas e são ambas lindas e maravilhosas e nunca escolheria entre elas”. “E é assim que me sinto em relação aos meus excepcionais parceiros europeus. Todos eles são maravilhosos à sua maneira”, acrescentou, citado pela Bloomberg.
Por outro lado, Hollande defendeu que a França “não está a tentar ser a favorita de ninguém”. “Há ligações históricas e partilhamos valores comuns. Isto não é sobre hierarquia, é sobre ser útil para o mundo”, sustentou o presidente da França.
França e EUA: Mais cooperação
Os dois presidentes asseguraram que os dois países estão a cooperar a um nível mais abrangente. Isto numa altura em que o Ocidente está a deparar-se com várias questões de segurança, nomeadamente, devido às ameaças que surgem da Síria e do Irão. “Os nossos países sempre foram aliados e sempre fomos amigos, mas agora confiamos um no outro de uma forma sempre precendentes”, revelou François Hollande. Já Barack Obama assinalou que a aliança entre os dois países “nunca foi tão forte”.