Notícia
Norte-americanos gastam cerca de 500 dólares em gorjetas por ano
A inflação sentida no país levou a um aumento das habituais gorjetas. O fenómeno chama-se "tipflation" e não está a agradar boa parte dos cidadãos dos Estados Unidos.
Os norte-americanos estão cada vez mais insatisfeitos com a cultura da gorjeta. À medida que a inflação cresce no país, também têm crescido os valores que os cidadãos dos EUA gastam na tradicional gratificação – um fenómeno que até já foi apelidado de "tipflation".
De acordo com um estudo da Talker Research, os consumidores norte-americanos têm gasto, muitas vezes contra a sua vontade, cerca de 500 dólares, por ano, em gorjetas. Este valor traduz-se em cerca de 40 dólares por mês, e é dado, frequentemente, de forma relutante, uma vez que os inquiridos afirmam que sentem "pressão" para dar uma gorjeta.
Mais de um quarto das duas mil pessoas que responderam ao estudo indica que sentem sempre, ou frequentemente, a necessidade de gratificar um empregado após o usufruto de um serviço. E é nas gerações mais novas, como a "Gen Z" e os "millenials", que esta pressão é mais sentida.
Cerca de 33% dos inquiridos das duas gerações afirmaram que se sentem pressionados para dar uma gorjeta sempre que compram um simples produto numa loja. E quando dão a gratificação, fazem-no por "vergonha".
Apesar de 24% dos inquiridos afirmar que não sente pressão para dar gorjetas, um outro estudo, realizado pela WalletHub, indica que quase três quartos da população americana consideram que a cultura de gratificação "está fora do controle". Mais de 50% dos inquiridos acredita mesmo que as empresas estão, aos poucos, a substituir o salário dos seus trabalhadores por gorjetas.