Notícia
Justin Trudeau abandona liderança do Partido Liberal. Deixará Governo quando sucessor for eleito
A decisão põe fim a semanas de especulação sobre o futuro do Primeiro-ministro do Canadá, que sai após elevada pressão por parte de membros do próprio partido.
O Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, demitiu-se esta segunda-feira do cargo de líder do Partido Liberal. Abandonará também o cargo de líder do Governo do país assim que o seu sucessor for escolhido.
"Durante o período festivo tive a oportunidade de refletir e tive longas conversas com a minha família sobre o nosso futuro", indicou Justin Trudeau numa comunicação ao país. "Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, e como Primeiro-ministro, depois de o partido escolher o seu próximo líder".
A decisão marca o fim de semanas de especulação sobre o seu futuro político, numa altura em que a sua popularidade se tem vindo a degradar e Trudeau tem sido fortemente pressionado por membros do próprio partido. A crispação aumentou depois de a sua Ministra das Finanças, Chrystia Freeland, se ter demitido a 16 de dezembro, citando desacordo nas políticas a seguir.
Nas últimas sondagens de dezembro apenas 22% dos canadianos aprovavam a sua liderança - o valor mais baixo desde que chegou ao poder em 2015.
Em sentido contrário, o líder dos conservadores Pierre Poilievre está quase 24 pontos à frente do atual primeiro-ministro, sinalizando uma possível derrota nas próximas eleições que têm de ser realizadas até outubro, incluindo neste mês.
O novo ministro das Finanças Dominic LeBlanc e o antigo governador do Banco do Canadá Mark Carney são vistos como candidatos que podem substituir Trudeau.