Notícia
Brasil exige explicações dos EUA sobre “tratamento degradante” de emigrantes deportados
Um avião com cerca de uma centena de emigrantes brasileiros deportados e algemados dos Estados Unidos aterrou no sábado à noite em Manaus.
O Brasil exigiu este domingo explicações dos Estados Unidos sobre a forma como cidadãos brasileiros foram deportados, dando seguimento às ordens do presidente Donald Trump de expulsão de emigrantes ilegais do país.
O ministério brasileiro das Relações Exteriores indicou, na rede social X, que pretende pedir explicações a Washington sobre o "tratamento degradante" dados a 88 brasileiros num voo de deportação que aterrou na noite de sábado em Manaus.
O Ministro Mauro Vieira reuniu-se esta noite em Manaus com o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional. pic.twitter.com/os67IuaCGF
— Itamaraty Brasil (@ItamaratyGovBr) January 26, 2025
O avião, que transportava 88 passageiros brasileiros, 16 agentes norte-americanos de segurança e oito tripulantes, deveria ter chegado a Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no sudeste do país. No entanto, fez uma escala não programada em Manaus devido a problemas técnicos, segundo o Ministério da Justiça do Brasil.
As autoridades brasileiras ordenaram a retirada das algemas, e o presidente Lula da Silva designou um voo da Força Aérea Brasileira para completar a viagem.
De acordo com a polícia federal do Brasil, este foi o segundo voo este ano dos Estados Unidos a transportar migrantes sem documentos deportados e o primeiro desde a posse do presidente americano Donald Trump.