Notícia
O adeus a Madiba
Um pouco por todo o mundo, as reacções à morte do primeiro presidente negro da África do Sul sucedem-se. Veja aqui o que dizem os líderes mundiais.
"Ele está agora a descansar (...). Ele está agora em paz. A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos. O nosso querido Madiba vai ter um funeral de Estado”.
Jacob Zuma, presidente da África do Sul
"Mandela mudou o curso da História para a sua população, para o seu país, para o seu Continente, para o Mundo".
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia
"Uma grande luz extinguiu-se no mundo".
David Cameron, primeiro-ministro britânico
"Os muitos anos que passou na prisão não dobraram Nelson Mandela. Da sua mensagem pela reconciliação surgiu uma África do Sul nova e melhor.O exemplo de Nelson Mandela e o seu legado político a favor da liberdade e da não-violência, assim como o seu repúdio por qualquer tipo de racismo ficarão como uma inspiração para o mundo inteiro e por muito tempo".
Angela Merkel, Chanceler alemã
Mandela foi "a incarnação da nação sul-africana, o cimento da sua unidade e o orgulho de toda a África".
François Hollande, presidente França
"Nelson Mandela: figura chave da história recente; exemplo de luta pela igualdade. No coração de todos. Até sempre, Madiba".
Mariano Rajoy, primeiro-ministro de Espanha
“Não consigo imaginar a minha própria vida sem o exemplo de Nelson Mandela. Nelson Mandela viveu para esse ideal e fê-lo real. Ele alcançou mais do que poderíamos esperar de qualquer homem. E hoje ele foi para casa. Ele já não pertence a nós, pertence aos tempos”.
Barack Obama, presidente dos EUA
“O presidente Mandela foi uma das grandes forças para a liberdade e para a igualdade dos nossos tempos. Ele carregou os seus fardos com dignidade e honra e o nosso mundo é melhor graças ao seu exemplo. Este bom homem vai ser sentido e as suas contribuições vão viver para sempre”
George W Bush. Ex-presidente dos EUA
“Nunca vou esquecer o meu amigo”.
Bill Clinton, Ex-presidente dos EUA
"Muitos no mundo inteiro foram influenciados pela sua luta altruísta, pela dignidade, igualdade e liberdade humana. Ele tocou as nossas vidas de uma forma muito pessoal".
Ban Ki-moon, Secretário-geral da Organização das Nações Unidas
"Mandela foi um líder corajoso e visionário que habilitou o seu país a confrontar o seu passado e inspirou o seu povo a resolver um extraordinário conjunto de desafios".
Christine Lagarde, directora-geral do FMI
"Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea - o fim do 'apartheid' na África do Sul".
Dilma Rouseff, presidente do Brasil
"Nelson Mandela deixa um extraordinário legado de universalidade que perdurará por gerações. O seu exemplo de coragem política, a sua estatura moral e a confiança que depositava na capacidade de reconciliação constituem verdadeiras lições de humanidade. A dedicação de Nelson Mandela aos valores da democracia, da liberdade e da igualdade – nas suas palavras, 'um ideal por que espero viver e que espero alcançar, mas, se necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer' – invadiu os corações de todos quantos o admiram, na África do Sul ou em outro lugar, incutindo esperança, mesmo diante dos desafios mais difíceis".
Cavaco Silva, Presidente da República
“Símbolo do activismo, do diálogo e da tolerância, Mandela teve um percurso de vida extraordinário que foi o reflexo da sua própria excepcionalidade.” "Nelson Mandela será uma referência inspiradora para as gerações futuras".
Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal
Mandela era “um dos grandes líderes da nossa era”. O antigo presidente da África do Sul era um "incansável lutador pela liberdade e direitos do homem" e "um homem de uma enorme bondade, reconhecido com o Nobel da Paz em 1993, pela sua capacidade conciliadora e compaixão", que "deixa ao mundo um legado de paz e crença na humanidade”.
José Matos Rosa, PSD
"É com profundo pesar e com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento de Nelson Mandela. Um exemplo para todos nós, um homem que demonstrou que tudo é impossível até que seja feito ".
António José Seguro, PS
“O falecimento de Nelson Mandela é uma enorme tristeza para todos aqueles que no mundo consideram a sua vida um elevado exemplo de coragem e dignidade e de total entrega à causa da liberdade, justiça e progresso social".
Pedro Guerreiro, PCP
“Vale a pena sublinhar o grande exemplo de combate convicto pela dignidade de todas as pessoas. Mandela nunca se absteve diante de uma história que o condenava a ficar esmagado, nunca foi neutro, implicou-se, tomou partido". "Fez escolhas e essas escolhas mudaram o mundo. Mudaram o mundo de racismo de 'apartheid', de respeito pelos direitos fundamentais de todas as pessoas. Ajudou a erguer a bandeira dos direitos humanos".
José Manuel Pureza, Bloco de Esquerda
(Actualizada pela última vez à 1h12)