Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rui Machete atrapalha cimeira entre Portugal e Angola

Ministro conseguiu pôr relações bilaterais em polvorosa com um "inadequado" pedido de desculpas diplomático.

Portugal perdeu uma 'figura notável', disse o antigo vice-primeiro-ministro Rui Machete, lembrando o papel relevante de Mário Soares na assinatura, em 1985, do Tratado de adesão de Portugal à CEE. Rui Machete, que integrou o governo do Bloco Central então chefiado por Mário Soares, lembrou o antigo líder do PS como um homem corajoso, convicto e determinado que, no período político conturbado a seguir ao 25 de Abril, interveio de forma central para evitar que o país mergulhasse numa guerra civil.
Falando à SIC à entrada do Mosteiro dos Jerónimos, Machete recordou ainda Soares como uma 'pessoa bem-disposta e optimista', sublinhando que muito se deve à 'acção' do antigo líder do PS a entrada do país na CEE.
Machete lembrou as dificuldades que o governo do Bloco Central enfrentou devido à austeridade económica da altura e sublinhou que, apesar da derrota do PS nas eleições legislativas de 1985, Soares disse logo que não ia desistir, tendo, pouco tempo depois, vencido as eleições presidenciais, com 51 por cento dos votos, frente ao candidato Freitas do Amaral.
'É uma figura notável, a quem o país muito deve, que cometeu erros, mas que, pela sua coragem e grande convicção, devemos prestar homenagem', concluiu Rui Machete.
Paulo Duarte/Negócios
08 de Outubro de 2013 às 00:01
  • Partilhar artigo
  • ...

...

Ver comentários
Saber mais Rui Machete diplomacia Angola
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio