Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos desmente processo a João Lourenço

Em comunicado a que o Negócios teve acesso, a empresária angolana desmente ter instaurado um processo judicial ao presidente de Angola João Lourenço a propósito do Porto de Dande.

Miguel Baltazar
  • ...

Isabel dos Santos não instaurou nenhum processo judicial contra o presidente de Angola, João Lourenço, segundo esclarece a empresária angolana através de um comunicado a que o Negócios teve acesso.

A filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos desmente assim a notícia avançada esta sexta-feira, 21 de Setembro, pelo Expresso e em que o jornal português referia que Isabel dos Santos tinha instaurado uma acção cível contra João Lourenço devido à anulação do contrato de construção do Porto da Barra do Dande, avaliado em 1,5 milhões de dólares. Segundo contava o Expresso, esta obra foi atribuída à antiga líder da Sonangol a poucos dias da tomada de posse de João Lourenço e numa altura em que Eduardo dos Santos era ainda o chefe de Estado de Angola. 

"A notícia não corresponde à verdade: a engenheira Isabel dos Santos não moveu qualquer processo contra sua excelência o Presidente de Angola, General João Lourenço, nem contra nenhuma pessoa física, em relação à concessão do Porto da Barra do Dande", lê-se na nota.

No comunicado esclarece-se ainda que "a Atlantic Ventures, na qualidade de entidade adjudicatária da mencionada concessão, solicitou um procedimento arbitral e requereu ao Estado angolano a avaliação jurisdicional do acto administrativo de revogação da concessão, nos termos previstos e permitidos pela legislação angolana". 


Desde que João Lourenço chegou ao poder, o actual presidente angolano tem actuado no sentido de diminuir a presença e influência de familiares directos do ex-presidente em empresas e cargos alto nível, como são exemplos as exonerações de Isabel dos Santos da liderança da Sonangol e de José Filomeno dos Santos do Fundo Soberano de Angola, ambos filhos de Eduardo dos Santos.

(Notícias actualizada às 19:01 com mais informações)

Ver comentários
Saber mais Angola Isabel dos Santos João Lourenço Porto da Barra do Dande Sonangol José Filomeno dos Santos Fundo Soberano de Angola
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio