Notícia
Eduardo dos Santos demite ministro das Finanças
O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, demitiu o ministro das Finanças, Armando Manuel. O novo titular do cargo é Archer Mangueira.
Armando Manuel era tido como um homem de confiança do Presidente da República angolano, tendo sido secretário para os Assuntos Económicos de José Eduardo dos Santos entre 2010 e o primeiro presidente do Fundo Soberano do país.
Em 2014, a revista "The Banker", elegeu-o como melhor ministro das Finanças de África, justificando o prémio em função das reformas iniciadas por Armando Manuel no domínio das finanças públicas.
Archer Mangueira, que vai substituir Armando Manuel no cargo de ministro das Finanças, era até agora presidente da Comissão de Mercados de Capitais de Angola.
Augusto Archer de Sousa Mangueira nasceu em Luanda, em 26 de Setembro de 1962. Licenciou-se em Economia na Escola Superior de Economia de Berlim "Bruno Leuschner", tendo realizado pós graduações nas áreas de Macroeconomia, Econometria, Microeconomia e Finanças Públicas.
"No seu caminho profissional exerceu variadas e prestigiosas funções, que vão desde docente da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e técnico sénior do Gabinete de Estudos e Planeamento da EDEL, passando por representante comercial de Angola no Reino de Espanha e administrador da Clínica Multiperil, até assistente sénior do Gabinete do Presidente da República e assessor económico do Presidente da República", lê-se no curriculum de Archer Mangueira, disponível no site da Comissão de Mercado de Capitais de Angola.
Além da substituição de Armando Manuel por Archer Mangueira, José Eduardo dos Santos procedeu a outras alterações no Governo. O Chefe de Estado angolano demitiu Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa do cargo de Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, uma posição que passará a ser ocupada por Manuel da Cruz Neto, até agora secretário-geral do Presidente da República. Eduardo dos Santos afastou ainda Afonso Pedro Canga do cargo de ministro da Agricultura, substituindo-o por Marcos Alexandre Nhunga.
(Notícia actualizada às 14:35)