Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carreiras dos magistrados serão desbloqueadas tal como as demais

Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, a ministra da Justiça deixa um aviso às magistraturas: Está disposta a negociar os estatutos, mas se a discussão for reduzida apenas à questão salarial, aí as coisas são mais complicadas.

A carregar o vídeo ...
  • ...

Os magistrados terão reposições salariais na mesma medida em que as demais carreiras do Estado. Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem é clara: Os magistrados não terão aumentos salariais e as suas carreiras serão desbloqueadas na medida do que for negociado para as outras carreiras do Estado.

 

A governante recusa, no entanto, reduzir o tema da revisão dos estatutos à questão salarial. São mais de 200 artigos, diz, com várias dimensões, como a autonomia e a independência, em suma, "um enorme espaço de discussão", afirma.

 

Desde que o Governo apresentou as suas propostas de alteração que tem vindo a acentuar-se um braço de ferro com os magistrados, com os juízes a garantirem que, se necessário, avançarão para uma greve que poderá até pôr em causa a preparação das eleições autárquicas. Os magistrados judiciais – magistratura de onde, aliás, é originária a ministra – também não poupa nas críticas, com o sindicato a ameaçar abrir uma guerra com o Governo.

 

Francisca Van Dunem diz que há toda uma "política coerente do Governo" que "está a ser aplicada às várias classes profissionais em termos uniformes e coerentes e essa política vai ser seguida também aqui", para os magistrados. 

Ver comentários
Saber mais ministra da Justiça Francisca Van Dunem magistrados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio