Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Registos de funcionário suíço do GES ligam Pinho ao "saco azul"

Jean-Luc Schneider deu uma ordem de transferência permanente para transferir 14.963,94 euros por mês ao antigo ministro da Economia. Foram os registos deste suíço que terão tramado Pinho.

Miguel Pereira da Silva 
Negócios 30 de Abril de 2018 às 21:59
  • ...
Os registos de Jean-Luc Schneider, alto quadro do Grupo Espírito Santo (GES), sobre todas as transferências feitas pela Espírito Santo (ES) Enterprises, o famoso 'saco azul' do GES, ajudaram o inspector tributário Paulo Silva a ligar Manuel Pinho à offshore das Ilhas Virgens Britânicas. 

De acordo o jornal Observador, que consultou os registos que foram juntos aos autos do caso EDP, Jean-Luc Schneider deu uma ordem de transferência permanente - com o número "OP 100276" - ao Banque Privée Espírito Santo para transferir ao antigo ministro da Economia pagamentos mensais no valor de 14.963,94 euros, que terão ocorrido mesmo enquanto Pinho pertencia ao XVII Governo.

O dinheiro era então transferido para uma conta aberta no mesmo banco em nome da sociedade offshore Masete II. "Uma das ordens permanentes detectadas, com o número ‘OP 100276’ correponde a uma transferência mensal da conta da Enterprises para uma conta com o número 225.576 que terá tido início em julho de 2002. Essa operação encontrava-se relacionada com uma entidade chamada "Masete II", lê-se nos autos assinados pelo inspector tributário.

Daí, Paulo Silva concluiu que estas ordens permanentes eram "normalmente associadas a funcionários nacionais das empresas do GES que eram remunerados adicionalmente pela conta da Enterprises, como forma de obstar a tributação desses rendimentos em Portugal", lê-se no documento consultado pelo Observador.

Recorde-se que Manuel Pinho é suspeito de ter beneficiado em mais de 1,2 mil milhões de euros a maior empresa de energia nacional. Mas a justiça investiga também ligações ao saco azul do GES e quatro offshores que poderão constar no processo da Operação Marquês.
Ver comentários
Saber mais Manuel Pinho Paulo Silva Jean-Luc Schneider Grupo Espírito Santo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio