Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PGR pede “tolerância zero” contra a corrupção

A nova Procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal defende que os níveis de percepção da corrupção em Portugal “são ainda bastante elevados” e pede a todos “tolerância zero” à corrupção.

10 de Dezembro de 2012 às 15:45
  • ...

“Temos de dizer um não [à corrupção] e esse não tem de ter o apoio empenhado de todos os sectores”, declarou hoje a nova Procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, pedindo "tolerância zero" para este tipo de criminalidade. “A corrupção tem efeitos nocivos e é altamente lesiva dos próprios valores da democracia”, sublinhou, afirmando que “a luta contra a corrupção é também muito importante para o desenvolvimento económico, já que ela corrói o direito à livre concorrência”. 

Joana Marques Vidal participou hoje na apresentação pública do projecto Gestão Transparente.org, uma nova ferramenta informática, on-line e gratuita que permite às diversas entidades aferir, em cada momento – por exemplo na realização de um determinado negócio, num determinado país - os níveis de risco de exposição à corrupção, fornecendo também medidas a implementar nas empresas a cada momento. 

“A PGR vê com todo o agrado iniciativas como estas, que vão fomentar a capacidade de dizer não à corrupção e de admitir que a acção de cada um é importante nessa tolerância zero”, afirmou a responsável, lembrando que “os índices de percepção de corrupção em Portugal são ainda bastante elevados. No computo geral a nível mundial, o País não está assim tão mal, mas já o está quando comparado com os países europeus, onde desceu mesmo um lugar no ranking”.

Porém, “se a sensação que a comunidade tem de que a corrupção é muito elevada, não corresponde à realidade, e que a corrupção não é assim tão elevada, isso só por si não nos pode deixar descansados”, prosseguiu.

“Assumindo aqui a importância da acção do Ministério Público na luta contra a corrupção, assumindo essa responsabilidade, convém não esquecer também a responsabilidade de outros sectores da sociedade, nomeadamente das empresas”, avisou a nova PGR. 

Ver comentários
Saber mais PGR Luísa Marques Vidal corrupção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio