Notícia
Ministério das Finanças confirma buscas no gabinete de Paulo Núncio (act.)
As Finanças já confirmaram que decorreram buscas na Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, estando relacionadas com uma transacção entre uma empresa portuguesa e o Ministério da Saúde Líbio. O Correio da Manhã adianta que se trata da Octapharma e que estas investigações surgem no âmbito de dois processos: Labirinto (vistos gold) e operação marquês, esta última que ditou a prisão de José Sócrates.
A Polícia Judiciária está esta quarta-feira, 29 de Abril, a realizar buscar no gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. O Correio da Manhã revelava que as buscas estão relacionadas com o processo "labirinto", que investiga o caso dos vistos gold que já provocou vários arguidos, e com a operação marquês que, entre outros, deu origem à prisão de José Sócrates.
O Ministério das Finanças já emitiu um comunicado confirmando que "o Ministério Público procedeu hoje a averiguações junto da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais no âmbito de um processo relacionado com o tratamento fiscal, em sede de IVA, relativo a uma transacção entre uma empresa portuguesa e o Ministério da Saúde Líbio."
O comunicado não adianta mais informação sobre o assunto, salientando apenas que "a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais está totalmente disponível para colaborar com a investigação."
O Correio da Manhã adianta que estas investigações surgiram no âmbito de duas operações: Labirinto e marquês, ambas nas mãos do juiz Carlos Alexandre. A mesma publicação adianta que a empresa portuguesa que é referida no comunicado do Ministério das Finanças é a Octapharma, farmacêutica, cujo administrador Paulo Lalanda Castro foi constituído arguido no âmbito da Operação Marquês. Foi nesta farmacêutica que José Sócrates exerceu a função de consultor.
A CMTV revelou esta manhã que estavam a ser realizadas cerca de 20 buscas em simultâneo. As buscas terão começado por volta das 9h e, além do gabinete de Paulo Núncio, estão também a ser realizadas buscas nos serviços centrais de IVA.
A mesma estação de televisão adianta que estão no terreno mais de uma centena de elementos da PJ, com a maior parte das buscas a decorrer em Lisboa. A CMTV adianta ainda que não estão previstas detenções esta quarta-feira, ou a constituição de arguidos, estando apenas a ser realizada a apreensão de documentos.
A CMTV adianta que estão também a decorrer buscas no Serviços de Estrangeiros e Fronteiras do Porto.
(Notícia actualizada às 12h20 com mais informação)