Notícia
Miguel Macedo vai ser ouvido pelo Ministério Público
O antigo ministro da Administração Interna vai prestar declarações no âmbito do processo dos vistos gold, confirmou fonte oficial da Procuradoria-geral da República. Miguel Macedo será constituído arguido.
"Miguel Macedo é ouvido hoje, 8 de Setembro, pelo Ministério Público, no âmbito do inquérito onde se investigam, entre outras, matérias relacionadas com a atribuição de vistos gold", disse ao Negócios fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em causa estão suspeitas dos crimes de prevaricação e tráfico de influências.
Há cerca de dois meses, a pedido do Ministério Público (MP), a Comissão Parlamentar de Ética levantara já a imunidade parlamentar de que Miguel Macedo beneficiava enquanto deputado, permitindo agora a sua audição como arguido no Departamento central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Na altura, a PGR esclareceu, numa resposta à agência Lusa, que o MP "solicitou o levantamento da imunidade para a constituição de arguido. Quando for ouvido no âmbito do processo, será constituído arguido, nos termos do Código de Processo Penal."
O caso dos vistos gold, recorde-se, investiga indícios de corrupção activa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência. Em Novembro de 2014 foram efectuadas diversas buscas e 11 detenções.
Miguel Macedo, à data ministro da Administração Interna, acabaria por se demitir do cargo, dadas as suas ligações a vários dos envolvidos. Retomou, no entanto, o seu lugar como deputado do PSD.