Notícia
Interrogatório a José Sócrates terminou. Advogados fazem alegações à tarde (act.)
O interrogatório a José Sócrates, que foi retomado esta segunda-feira de manhã, terminou antes de almoço, revelou o advogado do ex-primeiro-ministro. Esta tarde os advogados de defesa e acusação deverão fazer as alegações. As medidas de coacção deverão ser conhecidas ainda esta segunda-feira.
Já terminou o interrogatório a José Sócrates, revelou João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro, aos jornalistas, à saída do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. O responsável revelou que o interrogatório foi iniciado às 10h, tendo terminado perto da hora de almoço. As diligências serão retomadas às 14h30, revelou João Araújo.
O advogado de Sócrates chegou ao Campus de Justiça de Lisboa pouco antes de 14h, de acordo com as estações de televisão.
A CMTV adianta que os advogados de defesa e do Ministério Público farão as alegações depois de almoço.
Ainda hoje poderão ser conhecidas as medidas de coacção aplicadas aos arguidos. Além de José Sócrates há outros três arguidos: Carlos Santos Silva, empresário e amigo de longa data de José Sócrates, Gonçalo Trindade Ferreira, advogado, e João Perna, motorista de José Sócrates.
De acordo com a imprensa nacional, João Perna serviria como correio, transportando dinheiro para o ex-primeiro-ministro entre Lisboa e Paris, onde este tem vivido nos últimos anos. A notícia é avançada esta segunda-feira pelos jornais Correio da Manhã, Público e Diário de Notícias, segundo os quais o motorista será mesmo uma das chaves da investigação.
A PGR esclareceu durante este fim-de-semana que o inquérito que envolve José Sócrates teve "origem numa comunicação bancária", não tendo origem noutros processos, como o Monte Branco ou a Operação Furacão.
O ex-primeiro-ministro foi detido na sexta-feira, quando chegava a Lisboa proveniente de Paris. No sábado, 22 de Novembro, foram feitas diligências, que incluíram buscas a casa de José Sócrates. No domingo, o ex-primeiro-ministro esteve a prestar depoimento no Tribunal, tendo permanecido detido esta noite sem terem sido determinadas as medidas de coacção.
(Notícia actualizada, pela segunda vez, às 15h05 com mais informação. Altera título e lead)