Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Branqueamento de capitais: Mais denúncias, mas poucos processos-crime

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) recebeu quase três mil comunicações de suspeitas de branqueamento de capitais, mas apenas 2% resultaram na abertura de processos pelo Ministério Público, revelam esta quinta-feira a TSF e o Diário Económico.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 05 de Março de 2015 às 09:13
  • ...

Em 2.903 alertas recebidos de instituições financeiras e não financeiras em 2014, o Ministério Público (MP) instaurou 60 processos-crime e pediu a suspensão de 43 operações bancárias suspeitas, que envolviam 34,3 milhões de euros e 2,2 milhões de dólares (aproximadamente dois milhões de euros). O balanço, feito pela Procuradoria-Geral da República, liderada por Joana Marques Vidal (na foto), é hoje notícia no Diário Económico e na TSF.

 

Em causa estão denúncias efectuadas junto do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em cumprimento da lei de prevenção e repressão do branqueamento de capitais, que no ano passado foi revista e apertadas as suas regras. Dessa forma, os bancos ficaram obrigados a identificar depositantes de valores superiores a cinco mil euros em contas bancárias que não tituladas por si. E, também a vigiar transferências bancárias de valores superiores a 15 mil euros, numa mesma operação ou em várias, mas relacionadas entre si.

 

O Ministério Público já admitiu, por exemplo, que foi na sequência de uma comunicação bancária deste tipo que se iniciou a Operação Marquês, na sequência da qual foi detido o ex-primeiro-ministro José Sócrates, indiciado pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

 

O número de denúncias registado em 2014 compara com as 2.853 contabilizadas em 2013, ano em que foram instaurados 46 processos-crime. 

Ver comentários
Saber mais Ministério Público Joana Marques Vidal Departamento Central de Investigação e Acção Penal DCIAP Operação Marquês branqueamento de capitais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio