Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autor do atentado contra autocarro do Dortmund queria beneficiar com queda das acções

Sergej W. reservou um quarto no mesmo hotel do Dortmund e daí deu ordem de compra de opções sobre acções do clube, antes de colocar explosivos no autocarro. Foi detido esta sexta-feira.

21 de Abril de 2017 às 08:35
  • ...

A polícia alemã deteve o presumível autor do atentado contra o autocarro do Borussia Dortmund, um jovem de 28 anos que pretendia beneficiar com a queda das acções do clube alemão na bolsa.

 

O suspeito, que tem nacionalidade alemã e russa, foi detido esta sexta-feira na cidade de Tuebingen, de acordo com um comunicado da procuradoria germânica, que dá conta dos alegados motivos do crime.

 

O alegado autor do atentado comprou 15 mil opções de venda sobre acções do Dortmund, esperando tirar partido da queda dos títulos (que faria subir o valor das opções) em consequência do ataque ao autocarro da equipa.

 

O suspeito, que foi identificado por Sergej W., reservou um quarto no mesmo hotel onde estava a equipa alemã e foi aí que deu a ordem de compra das opções sobre as acções.

Foi esta a pista que seguiu a polícia alemã, pois detectou o IP do hotel onde a ordem de compra dos títulos foi dada. Para financiar esta compra de opções Sergej W. contraiu um crédito ao consumo.

 

O ataque acabou por quase não ter efeitos na cotação das acções do Dortmund. No dia do ataque, 11 de Abril, as acções caíram 2,06%. No dia seguinte valorizaram 1,75% e na sexta-feira desvalorizaram 3,84%. Nesta quarta-feira, 20 de Abril, caíram mais 3,26% na sequência da eliminação da Champions.

 
A procuradoria-geral alemã assinala que se do ataque resultasse a morte ou o ferimento grave de jogadores, as acções poderiam ter reagido em forte queda. Neste cenário de descida acentuada das acções, o autor do ataque iria ter "lucros que representariam várias vezes o investimento" efectuado nas opções, refere a procuradoria. 


O ataque ao autocarro do Dortmund provocou ferimentos num dos jogadores da equipa alemã e levou ao adiamento do jogo por 24 horas. O Dortmund perdeu os dois jogos da eliminatória contra o Mónaco, tendo sido afastado da Liga dos Campeões.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio