Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o país da UE onde o preço das casas mais subiu no primeiro trimestre

O preço das casas subiu 5% na Zona Euro face ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Eurostat, Tendo em conta a comparação trimestral, Portugal foi o país que registou uma maior subida.

Os encargos com habitação pesam hoje mais no rendimento das famílias portuguesas do que em 2010.
Sérgio Lemos
08 de Julho de 2020 às 10:45
  • ...
O preço das casas em Portugal subiu 4,9% no período entre janeiro e março deste ano, comparando com os três meses anteriores, sendo esta a maior subida trimestral registada entre os países da União Europeia, onde a subida média foi de 1,2%. Na Zona Euro foi de 0,9%, de acordo com o Eurostat. 

Em termos homólogos, os países da Zona Euro registaram um aumento de 5% no preço da habitação, o que representa a maior subida desde o segundo trimestre de 2007, altura da última grande crise financeira. Se tivermos em conta os países da União Europeia, o aumento é de 5,5%.

Em Portugal os preços da habitação subiram 10,3%, mais do que duplicando o ritmo de crescimento da Zona Euro.

O instituto nacional de estatística da região salienta contudo que "os dados não foram afetados pelas medidas de confinamento face à covid-19 que os estados-membros começaram a introduzir durante este período". 


Assim, Portugal lidera a tabela da subida de preços trimestral superando a Estónia (+4,8%) e a Eslováquia (+4%). Por osmose, verificam-se maiores decréscimos em Malta (-4,3%), Hungria (-1,1%), Irlanda (-0,8%) e Bélgica (-0,1%).

Em termos homólogos a situação é diferente. O Luxemburgo lidera a lista das subidas, com um aumento de 14% no preço da habitação, seguido da Eslováquia (13,1%), Estónia (11,5%) e Polónia (11,3%). O único país da região que registou uma diminuição dos preços foi a Hungria, com uma queda de 1,2%.  

A Zona Euro agrupa 19 países. Bélgica, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Áustria, Portugal, Eslovénia, Eslováquia e Finlândia. Enquanto que os dados referentes à União Europeia dizem respeito aos atuais 27 estados-membros. 
Ver comentários
Saber mais União Europeia Hungria Portugal Europa Estónia Zona Euro Eslováquia conjuntura macroeconomia economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio