Notícia
Salários no Estado perdem até 8,6% em dois anos
Pelas contas do Expresso, em termos acumulados, praticamente todos os salários da Função Pública vão perder poder de compra, mesmo com o aumento prometido pelo Governo. Perdas são transversais aos vários níveis de rendimentos.
Mesmo com a atualização adicional de 1% anunciada pelo Governo, os salários da Função Pública vão perder poder de compra. Aliás, em termos acumulado e considerando 2022 e 2023, as quedas em termos reais podem chegar aos 8,6%.
Os cálculos são do Expresso, na sua edição desta sexta-feira, que conclui que as perdas são transversais aos vários níveis salariais,incluindo os mais baixos e há casos onde podem mesmo ultrapassar os 500 euros mensais.
De acordo com o jornal, apenas os assistentes operacionais que ganhavam o salário mínimo - e por isso beneficiaram das atualizações que este tem tido - e os assistentes técnicos no início da carreira terão em 2023 ganhos salariais reais, face a 2021.
O Governo, recorde-se, apresntou recentemente um aumento de 1% nos salários da função pública e a subida para seis euros do subsídio diário de alimentação, como forma de ajudar a combater os efeitos da inflação, que disparou no ano passado, na sequência da geurra da Ucrânia.