Notícia
Governo aprova cortes salariais
As taxas vão atingir salários acima de 1.500 euros. O diploma foi discutido com os sindicatos mas não sofreu qualquer alteração.
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros novos cortes salariais que vão atingir os salários acima de 1.500 euros, com taxas de 3,5% a 10%.
São os cortes do "engenheiro Sócrates", referiu o ministro da Presidência, Marques Guedes, no final do Conselho de Ministros.
O diploma repõe os cortes que vigoraram entre 2011 e 2013 e estabelece que no próximo ano o Governo manterá 80% das reduções remuneratórias.
O diploma foi discutido em duas reuniões com os sindicatos mas não sofreu alterações."O diploma é em tudo idêntico ao que foi aqui apresentado a 12 de Junho", referiu Marques Guedes. Os novos cortes não deverão entrar em vigor antes de Setembro.
Este diploma segue agora para Assembleia da República e, segundo Luís Marques Guedes, a votação final deverá ocorrer a 25 de Julho. Antes da sua publicação em Diário da República, o diploma passará ainda pela Presidência da República e muito possivelmente pelo Tribunal Constitucional.
(Notícia em actualização)