Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finanças garantem que excedente das contribuições ficará na ADSE

Proposta de Lei do Governo será discutida amanhã na generalidade no Parlamento

19 de Março de 2014 às 14:24
  • 18
  • ...

O Governo reafirma que o excedente orçamental obtido com as contribuições dos trabalhadores dos funcionários públicos ficará na própria ADSE. Esta é uma garantia que pretende aliviar as críticas ao aumento da taxa de contribuição de 2,5% para 3,5%, a qual gera uma receita de cerca de 130 milhões de euros, colocando a ADSE a contribuir para a redução do défice orçamental.   

 

“As contribuições dos beneficiários não serão gastas pelo Estado. O saldo fica na ADSE em particular, porque a ADM e a SAD continuam a ser deficitárias mesmo com o aumento dos descontos”, afirmou a ministra das Finanças no Parlamento, onde falou na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

 

A ministra afirmou ainda que “o Governo está aberto a voltar a discutir o tema, a fazer um estudo actuarial e a discutir com os representantes dos trabalhadores e dos pensionistas o seu envolvimento na gestão dos sistemas” de saúde.

 

Na semana passada o Presidente da República vetou politicamente o decreto-lei que previa o aumento da taxa de 2,5% para 3,5%, uma decisão que justificou com o facto desta solução visar reduzir o défice orçamental e não apenas garantir sustentabilidade do sistema de saúde, isto num momento em que o Governo já exige um grande esforço aos funcionários.

 

Em resposta o Governo voltou a propor o diploma sem qualquer alteração, mas agora em forma de Lei, que terá de ser debatida e aprovada na Assembleia da República, onde poderá sofrer alterações. Ao contrário dos decretos-lei, sobre os quais o veto presidencial é definitivo, no caso das Leis o Presidente só pode vetar o documento uma vez. Se este voltar a ser apresentado pelo Parlamento não lhe resta outra hipótese senão promulgar o diploma.   

 

Ver comentários
Saber mais ADSE Presidente da República
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio