Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concurso prévio à contratação de 1.000 licenciados no Estado arranca a 20 de outubro

Estado procura licenciados das áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento, de controlo e avaliação de políticas públicas. Salário de entrada do técnico superior será de 1.385,99 euros brutos no próximo ano.

A designação é assinada pela ministra Mariana Vieira da Silva.
António Pedro Santos/Lusa

O concurso para criar uma bolsa de candidatos de onde deverão sair os mil técnicos superiores que o Estado anunciou que quer contratar será lançado a 20 de outubro, sexta-feira.

Em comunicado, o Governo indica que será lançado no próximo dia 20 de outubro um procedimento concursal centralizado que visa "a contratação futura de 1.000 novos técnicos superiores para suprir as necessidades dos serviços da Administração Pública".

"Este procedimento permite a constituição de reservas de recrutamento para determinados perfis profissionais (que podem ser consultados no site www.empregopublico.gov.pt), transversais a todas as áreas da Administração Pública, que no caso do concurso de 2023 integram as áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas", diz a Presidência do Conselho de Ministros, liderada por Mariana Vieira da Silva (na foto).

"As reservas de recrutamento podem ser utilizadas para a contratação de trabalhadores na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado ou a termo resolutivo, desde que os candidatos manifestem disponibilidade para ocupar esses postos de trabalho", lê-se ainda no comunicado.

Tal como explica a DGAEP no seu site, o procedimento concursal centralizado tem duas fases: uma destinada a escolher a bolsa de candidatos a estes lugares; e a segunda em relação à contratação das pessoas propriamente dita.

Atualmente, o salário de entrada de um técnico superior admitido no Estado é de 1.333,35 euros brutos por mês.

No próximo ano, com os anunciados aumentos que serão neste caso de 4%, passará a ser de 1.385,99 euros ilíquidos, aos quais é preciso descontar os impostos aplicáveis (que dependem da situação de cada um), taxa social única (11%) e, se for o caso, a taxa de descontos para a ADSE (3,5%), um subsistema de saúde que é voluntário.

Notícia atualizada às 14:29 com informação relativa ao salário de entrada de um técnico superior. Atualizado com pequenas correções

Ver comentários
Saber mais Técnicos superiores mil licenciados contratação de técnicos superiores concurso
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio