Notícia
PAN também se abstém e garante aprovação do Orçamento do Estado
O Orçamento do Estado para 2021 será hoje aprovado na Assembleia da República, uma certeza depois de o PAN ter anunciado que se vai abster na votação da versão final global do documento.
Em conferência de imprensa realizada a partir do Parlamento, a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, explicou o sentido de voto do partido notando que se trata de um "documento claramente diferente daquele que entrou" na Assembleia da República "e que conta também com a marca do PAN".
A parlamentar explicou depois o porquê da abstenção e não de um voto favorável ao OE2021, considerando que "ainda há caminho a fazer" e também porque houve medidas relevantes propostas pelo PAN que foram "rejeitadas".
Ainda assim, Inês Sousa Real destacou o trabalho desenvolvido ao longo das últimas semanas de discussão e votação de medida a medida, sublinhando que "graças a este trabalho conseguimos, em sede de especialidade, aprovar 50 propostas de alteração".
Para a deputada este é "um dos orçamentos mais relevantes dos últimos tempos".
Estando garantidos os votos a favor do PS, a rejeição de toda a direita e o voto contra do Bloco de Esquerda (que faz questão de notar que o PS votou contra todas as 12 propostas de alteração apresentadas pelos bloquistas, pelo que destas apenas foi aprovada a anulação da transferência do Novo Banco graças a uma maioria negativa possibilitada pelo PSD), o Governo precisava assegurar, pelo menos, a abstenção de PCP, Verdes e PAN.
Ora, o líder parlamentar comunista, João Oliveira, anunciou a abstenção na votação de um orçamento que, dada a contribuição do PCP na "discussão" que teve lugar na especialidade, assegura uma "resposta mais efetiva aos muitos problemas" que o país enfrenta.
Também o PEV revelou ontem à Lusa que se abstém na votação final global do OE2021, destacando que o documento contém 22 propostas que os ecologistas consideravam determinantes.
Além destes votos, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues já anunciou que também se vai abster.
(notícia atualizada)