Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer retomar negociações do OE 2025 em setembro em "recato leal e sincero"

Ministro da Presidência afirmou que o Governo está "muito empenhado" em retomar negociações do Orçamento do Estado do próximo ano, que devem arrancar no início de setembro. A ideia é negociar com todos os partidos num ambiente de "lealdade, cordialidade e respeito negocial".

Tiago Petinga / Lusa
22 de Agosto de 2024 às 16:19
  • 5
  • ...

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, garantiu esta quinta-feira que o Governo está "muito empenhado" em retomar as negociações do Orçamento do Estado para o próximo ano (OE 2025) com todos os partidos em setembro. O governante disse, no entanto, que espera que essas negociações possam ser feitas num "recato leal e sincero".

"O Governo está muito empenhado para, no recato leal e sincero das negociações com todos os partidos, negociar sobre matérias do Orçamento do Estado", referiu o ministro, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, quando questionado sobre as negociações para o OE 2025.

António Leitão Amaro adiantou que o Governo irá "retomar no mês de setembro as negociações com todos os partidos com grupos parlamentares, que assim o entendam", com vista à viabilização do OE 2025. Defendeu ainda que o "recato" a que se referiu significa "boa-fé", "lealdade, cordialidade e respeito negocial".

"Não vamos marcá-las [as reuniões] já. O Governo continua a trabalhar, mas respeitamos que o Parlamento e os partidos tenham férias. No início do mês de setembro, convocaremos essas reuniões, com todos os partidos, com vista à viabilização potencial do OE", disse.

 

Sobre o referendo à imigração proposto pelo Chega como moeda de troca para viabilizar o OE2025, António Leitão Amaro afirmou que "o Governo tomou e continua a tomar medidas para regular, de forma humana e realista, a imigração". "São medidas que estão a ser tomadas desde o mês de junho, cuja mais conhecida ou emblemática foi terminar com uma fonte de imigração desregulada, única na Europa, que era o chamado mecanismo de manifestação de interesse", explicou.

O Governo tem de entregar a proposta de OE 2025 na Assembleia da República até ao dia 10 de outubro.

Ver comentários
Saber mais Governo António Leitão Amaro  partidos negociações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio