Notícia
Chefes das tropas querem promover 5.600 militares
Ministro da Defesa recebeu uma proposta dos chefes dos três ramos das Forças Armadas em que é pedida a promoção de 5.665 efectivos. Governo comprometeu-se junto da troika a reduzir as despesas com pessoal militar.
A notícia é avançada pela edição desta manhã do “Diário de Notícias”, que sublinha que a proposta foi enviada a José Pedro Aguiar-Branco pelo Conselho de Chefes do Estado-Maior das Forças Armadas, que congrega os ramos do Exército, Força Aérea e Marinha. É precisamente nesta última valência que se concentra a maioria das promoções nos primeiros quatro meses deste ano: 62%.
A despesa associada a estas promoções ronda os 7,57 milhões de euros, acrescenta o jornal. Os militares querem promover um total de 30 generais e de 1.089 oficiais. De acordo com fontes consultadas pelo “DN”, a proposta cumpre o objectivo de reduzir o efectivo militar até final do ano.
Contudo, poderá estar em causa a redução de custos. No debate da reforma do Estado, a Defesa deverá reduzir perto de 250 milhões à sua própria despesa. Uma forma de o conseguir será através da dispensa de militares dos quadros permanentes. O Governo firmou com a troika o compromisso de reduzir 10% dos custos com pessoal militar. Propor aumentos poderá não comprometer este objectivo desde que haja uma redução de efectivos que os compense.