Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trigo Pereira: “É quase impossível mexer nos escalões do IRS”

Dias depois de Mário Centeno dizer que haverá um alívio fiscal em 2018 para quem ganha menos, o deputado do PS diz ao jornal i que será muito difícil de executar essa alteração.

Bruno Simão
Negócios 05 de Abril de 2017 às 09:46
  • ...

"É quase impossível mexer nos escalões de IRS", disse Paulo Trigo Pereira àquele diário. "A cada escalão não corresponde apenas uma taxa. As pessoas pagam até cada nível de vencimento a taxa que se aplica a esse montante, há uma progressão em escada. Quando se desce o valor de um escalão todos pagam um pouco menos mesmo que isso se sinta pouco no caso de quem ganha mais."

 

O deputado e economista quer com isto dizer que qualquer mexida substancial nos escalões terá um impacto orçamental significativo. Há alguns dias, Trigo Pereira tinha escrito um artigo de opinião no Observador onde já colocava a ideia em perspectiva. "Não é possível, nas condições actuais, reduzir o défice e reduzir a fiscalidade. Nem é desejável, pois só o seria com cortes nos salários ou pensões, o que para esta maioria é, e bem, inaceitável", escreveu.

 

Recorde-se que recentemente Mário Centeno adiantou que em 2018 o Governo teria condições para dar algum alívio via IRS às famílias portuguesas que menos ganham. O ministro das Finanças disse ao Público e Renascença que o Programa de Estabilidade trará ajustamentos na fiscalidade directa, que "terá como objectivo apoiar aqueles que, do ponto de vista fiscal, mais necessitam desse apoio".

 

Trigo Pereira argumenta que, a existir, esse alívio terá de esperar até ao final do período de consolidação orçamental.

Ver comentários
Saber mais défice paulo trigo pereira irs fiscalidade impostos carga fiscal contas públicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio