Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal agrava défice externo e recebe mais investimento estrangeiro

Aumento do défice da balança de bens explica a deterioração do défice da balança corrente nos primeiros cinco meses do ano. Em Maio registou-se um forte aumento do investimento estrangeiro em Portugal, o que contribuiu para a melhoria da balança financeira.

Miguel Baltazar/Negócios
21 de Julho de 2014 às 15:04
  • ...

O défice da balança corrente atingiu 1.225 milhões de euros nos primeiros cinco meses deste ano, o que traduz um agravamento face ao registado no período homólogo do ano passado (484 milhões de euros) e nos primeiros quatro meses de 2014 (816 milhões de euros).

 

Os dados constam do Boletim Estatístico de Julho publicado esta segunda-feira e mostram um agravamento das contas externas de Portugal em 2014. A balança corrente (que agrupa a balança de bens, serviços, rendimentos e transferências correntes) atingiu um saldo positivo na totalidade de 2013 (881 milhões de euros), o que sucedeu pela primeira vez em várias décadas.

 

Para o défice corrente de 1.225 milhões de euros fixado até Maio deste ano contribuiu o agravamento da balança de bens, para 3.100 milhões de euros. No mesmo período do ano passado o défice era de 2.466 milhões de euros e nos primeiros quatro meses deste ano totalizava 2.383 milhões de euros.

 

Estes dados surgem em linha com os últimos indicadores publicados pelo INE, que dão conta de um abrandamento na exportações de bens e um incremento nas importações de mercadorias, o que tem deteriorado o défice comercial.

 

Na balança de serviços o saldo até Maio era positivo em 3.092 milhões de euros, em linha com o valor do período homólogo (3.108 milhões de euros) e acima do valor registado até Abril deste ano (2.285 milhões de euros).

 

Quanto à balança de capital, até Maio registava-se um saldo positivo de 1.267 milhões de euros, que se situa abaixo do período homólogo (1.368 milhões de euros) e do registado nos primeiros quatro meses deste ano (1.065 milhões de euros).

 

Na balança financeira o saldo passou a ser positivo (698 milhões de euros), devido sobretudo ao forte crescimento do investimento estrangeiro em Portugal.

 

Investimento estrangeiro dispara

 

Os dados do Banco de Portugal indicam que o investimento do exterior em Portugal atingiu 5.826 milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano, o que mais que duplica o valor registado em todo o ano passado (2.345 milhões de euros).

 

Foi em Maio que esta rubrica registou um forte crescimento, já que até Abril o investimento estrangeiro em Portugal situava-se em 1.099 milhões de euros.

 

Já o investimento de Portugal no exterior regista uma evolução contrária, com um saldo negativo de 3.738 milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano, quando no período homólogo era de -878 milhões de euros e nos primeiros quatro meses deste ano de -1.834 milhões de euros.

 

Somando a balança corrente e de capital, o saldo dos primeiros cinco meses do ano continua a ser positivo (42 milhões de euros), embora bem inferior ao registado nos primeiros cinco meses do ano passado (884 milhões de euros). No conjunto de 2013 o saldo destas duas balanças tinha sido positivo em 4.293 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Boletim Estatístico défice externo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio