Notícia
Fitch: Compromisso de Portugal para um excedente é "aspeto muito positivo para o nosso rating"
A agência de rating mantém uma perspetiva positiva para Portugal, o que significa que pode melhorar a sua avaliação de BBB para o país numa das suas atualizações agendadas para 2020.
Portugal é um dos quatro países desenvolvidos que pode ser alvo de uma melhoria de rating por parte da Fitch, em 2020. A agência de notação financeira elogia a melhoria registada nas finanças públicas e destaca que a promessa de um excedente orçamental este ano é um aspeto muito positivo para a sua avaliação do país.
"O compromisso do governo para alcançar um excedente em 2020 é um aspeto muito positivo para o nosso rating", explica Michele Napolitano, o analista da Fitch responsável pela avaliação do risco da dívida portuguesa, a discursar na conferência anual da agência em Portugal.
O analista justifica o facto de ter atribuído a Portugal uma perspetiva positiva, o que abre espaço a uma melhoria de nota, com os avanços alcançados nas finanças públicas e pela "expectativa que a dívida vai cair nos próximos dois anos".
Será essencialmente a evolução registada ao nível do endividamento que vai determinar se a entidade mexe no rating nos próximos meses. Na sua análise a Portugal, Napolitano destaca ainda a resiliência da economia nacional, antecipando um crescimento de 1,7% em 2020, uma evolução inferior a 2019, em parte devido a um ambiente no mercado laboral um pouco menos dinâmico. Ainda assim, o país vai continuar a crescer acima dos pares europeus.
Entre os fatores que poderão penalizar a avaliação, o analista destaca um abrandamento mais forte da economia global, notando que "Portugal é mais vulnerável a um abrandamento da economia externa", uma situação que iria refletir-se negativamente nas contas públicas.
Novas crises no setor financeiro também poderiam penalizar o rating, com a instituição atenta a qualquer instabilidade no setor.
A Fitch tem agendada para maio a próxima ação de rating para Portugal.