Notícia
Empréstimo da troika leva dívida pública a subir para 129% do PIB em 2013
No ano passado Portugal recebeu 10 mil milhões de euros da troika, o que contribuiu para agravar o peso da dívida no PIB em quase 5 pontos percentuais.
A dívida pública em Portugal atingiu 213,6 mil milhões de euros no final de 2013, o que equivale a 129% do PIB, divulgou esta terça-feira, 22 de Abril, o Banco de Portugal no Boletim Estatístico.
Estes dados correspondem a um agravamento de 4,9 pontos percentuais já que no final de 2012 a dívida pública estava em 204,9 mil milhões de euros, ou 124,1% do PIB.
O Banco de Portugal justifica este aumento com a subida dos empréstimos em 9,1 mil milhões de euros, sendo que este aumento está relacionado com os empréstimos obtidos no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, iniciado no segundo trimestre de 2011.
No ano passado Portugal recebeu 10 mil milhões de euros da troika, sendo 6,6 mil milhões de euros do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e 3,4 mil milhões de euros do Fundo Monetário Internacional.
A subida da dívida no ano passado está também relacionada com o aumento de 1,1 mil milhões de euros em numerário e depósitos, que segundo o Banco de Portugal foi compensada pela redução de dívida titulada em 1,4 mil milhões de euros.
O Banco de Portugal nota que a composição da dívida da administração pública sofreu alterações no ano passado, tendo-se registado um incremento do peso dos empréstimos no total da dívida, de 41,4% para 43,9%.
A nota divulgada esta terça-feira pelo Banco de Portugal dá conta que em Fevereiro a dívida pública estava já em valores superiores ao verificado no final do ano, ao atingir 220,6 mil milhões de euros. Esta subida, segundo a mesma fonte, ficou a dever-se sobretudo às emissões líquidas de títulos verificadas nos primeiros dois meses do ano e que ascenderam a 5,3 mil milhões de euros.