Notícia
Dívida pública sobe para máximo de mais de um ano
O endividamento do sector público atingiu 235,8 mil milhões de euros em Abril deste ano, devido à emissão de títulos de dívida pública. Os apoios ao sector financeiro já tiveram um impacto de 11,5% do PIB na dívida pública.
A dívida pública em Portugal subiu em Abril pelo segundo mês consecutivo, ao situar-se em 235,8 mil milhões de euros. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, trata-se do valor mais elevado desde Fevereiro do ano passado.
O aumento face a Março foi de 2,8 mil milhões de euros e, de acordo com o banco central, ficou a dever-se a "emissões líquidas positivas de títulos de dívida no montante de 2,5 mil milhões de euros".
A dívida pública líquida de depósitos também aumentou (subiu mil milhões de euros para 219,6 mil milhões de euros), mas em menor dimensão, devido à subida de 1,8 mil milhões dos activos em depósitos. Em Abril a administração pública tinha 19,8 mil milhões de euros em depósitos.
A OCDE, que actualizou esta quarta-feira as suas projecções para economia global, antecipa que a dívida pública em Portugal vai baixar este ano para 128,3% do PIB, depois de ter atingido 129% do PIB em 2015.
Apoio à banca com impacto de 11,5% do PIB na dívida
No relatório que publica mensalmente com o endividamento público, o Banco de Portugal passa agora a incluir o impacto das medidas de apoio ao sistema financeiro.
Quanto aos restantes países da Zona Euro, o Banco de Portugal assinala que o impacto acumulado no défice, em percentagem do PIB de 2015, foi particularmente elevado na Irlanda (-21,7), Grécia (-16,8), Eslovénia (-13,7) e Chipre (-9,5). Ao nível do endividamento acumulado das administrações públicas dos Estados-Membros, as medidas de apoio ao sistema financeiro tiveram maior reflexo, em percentagem do PIB, na dívida pública da Irlanda (31,8), Grécia (25,7), Chipre (21,0) e Eslovénia (17,0).