Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública voltou a recuar em fevereiro

A descida reverte apenas parcialmente a forte subida verificada em janeiro, um mês após ter sido apurado um peso de endividamento inferior a 100% do PIB na dívida nacional.

O Banco de Portugal lança hoje o plano estratégico para a literacia financeira digital a levar a cabo até 2028.
Jose Manuel Ribeiro/Reuters
01 de Abril de 2024 às 11:26
  • ...

Depois de ter em janeiro interrompido a trajetória de descida verificada ao longo de vários meses, o valor nominal da dívida pública tornou a cair em fevereiro, indica nesta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

 

Na ótica de Maastricht, a que conta para a vigilância do rácio da dívida pública nas regras orçamentais, o endividamento das administrações públicas diminuiu em fevereiro em 2,2 mil milhões de euros, ficando a um nível de 268,5 mil milhões de euros.

 

A descida reverte apenas parcialmente a forte subida verificada em janeiro, um mês após ter sido apurado um peso de endividamento inferior a 100% do PIB na dívida nacional. No primeiro mês deste ano, a dívida pública elevou-se em 7,6 mil milhões de euros, passando aos cerca de 270,7 mil milhões de euros.

Segundo a nota do BdP, na descida ocorrida em fevereiro para o nível de endividamento na ótica da Maastricht reflete-se sobretudo a redução dos títulos de dívida (menos dois mil milhões de euros), principalmente de longo prazo. Já as respondabilidades em depósitos registam um diminuição mensal de 200 milhões de euros.

no conjunto dos valores da dívida expurgados do impacto dos depósitos das administrações publicas, a evolução de fevereiro é ainda de subida. O valor nominal de dívida contabilizado sobe 1,5 mil milhões de euros, para 253,9 mil milhões de euros. 

Considerando este indicador, sem impacto dos depósitos das administrações públicas, a dívida nominal está agora acima do valor de dezembro e ao nível mais elevado desde agosto do ano passado.

Ver comentários
Saber mais dívida pública Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio