Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública sobe em janeiro após cinco meses a descer

Segundo o Banco de Portugal, a dívida pública descia desde julho mas em janeiro aumentou 7,6 mil milhões de euros, atingindo 270,6 mil milhões de euros.

O comércio a retalho e a reparação de automóveis foram os setores cujos pagamentos mais aumentaram – 14 pontos percentuais e um ponto percentual, respetivamente.
José Manuel Ribeiro/Reuters
Susana Paula susanapaula@negocios.pt 01 de Março de 2024 às 11:26

A dívida pública aumentou 7,6 mil milhões de euros e 270,6 mil milhões de euros em janeiro, invertendo a tendência de queda dos últimos cinco meses, divulgou o Banco de Portugal (BdP).


Segundo uma nota do banco central, divulgada nesta sexta-feira, 1 de março, a subida deve-se a um aumento dos títulos de dívida (6,4 mil milhões de euros), principalmente de longo prazo, e a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento de 700 milhões de euros.


A subida ocorre depois de cinco meses consecutivos de descida, invertendo uma tendência de queda que vinha desde julho. E coloca a dívida, em termos nominais, no nível que tinha em outubro. 

O aumento em janeiro compara com uma descida nominal de 9,3 mil milhões de euros no conjunto de 2023. 

Recorde-se que esta dívida é calculada na ótica de Maastricht, a que conta para apurar o cumprimento dos tratados europeus, embora as regras europeias apenas considerem o rácio da dívida no PIB no final do ano - o valor referente a 2024 só será conhecido daqui a sensivelmente um ano.


Já os depósitos das Administrações Públicas aumentaram 6,8 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 800 milhões de euros, para 252,5 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Dívida pública Crédito e dívida Banco Europeu de Investimento Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio