Notícia
Dívida pública baixa pela primeira vez em oito meses
A primeira queda no valor da dívida pública desde Fevereiro ficou a dever-se a amortização líquida de títulos, revela o Banco de Portugal.
A dívida pública desceu 1,2 mil milhões de euros em Outubro, naquela que é a primeira queda desde Fevereiro, revelam os dados do Banco de Portugal divulgados esta sexta-feira, 2 de Dezembro.
O valor da dívida pública baixou para 243,2 mil milhões de euros, sendo que em Setembro tinha atingido 244,42 mil milhões de euros, o equivalente a 133,2% do PIB e o nível mais elevado de sempre.
"Esta variação reflecte amortizações líquidas de títulos (1,8 mil milhões de euros) e um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,4 mil milhões de euros)", refere uma nota do Banco de Portugal.
Em Outubro o IGCP procedeu à amortização de uma linha de obrigações que chegou à maturidade, no montante de 4.088 milhões de euros. Procedeu também à emissão de 1.112 milhões de euros em títulos de longo prazo e 1.367 milhões de euros em bilhetes do Tesouro (títulos de curto prazo).
Este factor foi determinante para a descida da dívida pública, sendo que os activos em depósitos registaram uma quebra mais acentuada. Assim, de acordo com o Banco de Portugal, a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 1,4 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 224,6 mil milhões de euros, o que representa o valor mais elevado desde, pelo menos, Outubro do ano passado.
Em Novembro deverá ter ocorrido uma nova descida no valor bruto da dívida pública, já que o Governo decidiu reembolsar o Fundo Monetário Internacional em cerca de dois mil milhões de euros.
Recorde-se que no Orçamento do Estado para 2016 foi inscrito um valor de 127,7% do PIB para a dívida, entretanto revisto em alta no OE 2017 para 129,7%. Isso exigirá uma descida de mais de três pontos percentuais nos últimos três meses do ano.
(Notícia actualizada às 12:01 com mais informação)