Notícia
Dívida pública aumenta em Março para máximos de seis meses
De acordo com os dados do Banco de Portugal, a dívida pública atingiu os 243,51 mil milhões de euros em Março, o valor mais alto desde Setembro de 2016.
A dívida pública portuguesa, medida na óptica de Maastricht, aumentou em Março pelo terceiro mês consecutivo, para o valor mais elevado em seis meses.
De acordo com os dados do Banco de Portugal, revelados esta terça-feira, 2 de Maio, a dívida pública totalizava 243,51 mil milhões de euros em Março, um acréscimo de 23 milhões de euros face ao mês anterior. Em relação ao mesmo mês de 2016, o aumento foi de 10,21 mil milhões.
O valor alcançado pela dívida pública no final do primeiro trimestre deste ano é o mais elevado desde Setembro de 2016, mês em que alcançou os 244,35 mil milhões de euros.
Na nota publicada esta manhã, o Banco de Portugal justifica a subida face a Fevereiro com "um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,4 mil milhões de euros) e uma diminuição dos empréstimos de 0,3 mil milhões de euros".
Líquida de depósitos, a dívida pública registou um aumento de 3,1 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 226,5 mil milhões de euros.