Notícia
Cuevas substitui Subir Lall como chefe de missão do FMI para Portugal
O FMI escolheu o mexicano Alfredo Cuevas como o substituto de Subir Lall como chefe de missão para Portugal. Até aqui, Cuevas liderava a missão do Fundo para o Brasil.
Ao cabo de quase quatro anos, o indiano Subir Lall vai deixar de chefiar a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Portugal. A instituição sediada em Washington anunciou esta sexta-feira, 28 de Julho, que, a partir do próximo mês de Setembro, o mexicano Alfredo Cuevas (na foto, em cima) vai suceder a Lall como chefe de missão do Fundo para Portugal.
Até agora, Cuevas liderava a missão do FMI para o Brasil. Já Subir Lall, que chegou a Portugal ainda numa altura em que ia a meio programa de assistência financeira negociado com a troika, tornando-se o terceiro chefe de missão em Lisboa (sucedendo a Poul Thomsen e Abebe Selassie), passará a chefe de missão para o Egipto.
Alfredo Cuevas tem formação ao nível de licenciatura em Administração Pública, tendo concluído mestrado e doutoramento em Economia na Universidade de Princeton. O FMI refere que Cuevas "começou a trabalhar no departamento de assuntos orçamentais em 1994, dedicando-se a vários temas, incluindo reforma da segurança social".
Depois de uma passagem pelo banco central mexicano, Cuevas regressou ao Fundo para trabalhar como chefe de missão para São Tomé e Príncipe, Malawi, Zimbabué, tendo ainda sido representante permanente na África do Sul e chefe da divisão de estudos regionais.
Já Subir Lall (na foto, em baixo), antes de chefiar a missão portuguesa do FMI, tinha sido chefe de missão para a Alemanha, Holanda, Indonésia, Coreia do Sul e Malásia.
(Notícia actualizada às 17:25)