Notícia
Contas externas atingem défice de 100 milhões em Janeiro
O saldo negativo de Janeiro compara com um excedente de 136 milhões de euros no mesmo mês do ano passado, reflectindo sobretudo um agravamento do défice da balança financeira.
O saldo da balança corrente e de capital - que mede o equilíbrio entre a economia portuguesa e o exterior – atingiu um valor negativo de 100 milhões de euros no primeiro mês do ano, contrariando o valor positivo registado no mesmo mês do ano passado (-136 milhões de euros).
Esta deterioração das contas externas portuguesas no arranque do ano reflecte sobretudo o agravamento do défice da balança financeira, que passou de -268 milhões de euros em Janeiro de 2015 para -374 milhões de euros no primeiro mês deste ano.
Na balança de capital o saldo baixou de 133 milhões para 56 milhões de euros e na balança corrente o saldo positivo de 3 milhões de euros passou a défice de 157 milhões de euros, refere o Banco de Portugal no Boletim Estatístico de Março, publicado esta segunda-feira.
Para a deterioração dos dados da balança corrente contribuiu o menor saldo positivo na balança de serviços (575 para 527 milhões de euros), as menores remessas de emigrantes (218 para 160 milhões de euros). Na balança de bens o défice ficou praticamente estável (-554 milhões de euros).
O valor de apenas um mês é pouco expressivo, mas este agravamento das contas externas portuguesas no arranque do ano contraria a tendência registada no ano passado. Portugal registou em 2015 um excedente externo equivalente a 1,7% do PIB, mais uma décima do que o verificado em 2014.
Esta progressão em 2015 resultou de uma melhoria do saldo da balança de bens e serviços (devido a menor défice na balança comercial de bens), e a um excedente mais elevado na balança de serviços, em especial devido ao turismo.
Também no Boletim Estatístico publicado hoje o Banco de Portugal revela que a dívida pública aumentou em mais de três mil milhões de euros em Janeiro, dinheiro que serviu para reforçar os depósitos do Estado. Dados que já tinha sido publicados a 1 de Março.