Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confederação dos Serviços saúda medidas de austeridade assentes na despesa pública

O presidente da Confederação dos Serviços de Portugal (CSP) congratulou-se hoje com a "decisão do Governo em proceder à consolidação orçamental" através da despesa pública e afirmou-se disponível para dialogar e apresentar soluções concretas.

"Lei da concertação social cristalizou no tempo"
03 de Maio de 2013 às 22:30
  • ...

O primeiro-ministro anunciou hoje, numa declaração ao país, um pacote de medidas que vão poupar nas despesas do Estado 4,8 mil milhões de euros, até 2015, que inclui o aumento do horário de trabalho da função pública das 35 para as 40 horas, a redução de 30 mil funcionários públicos e o aumento da idade da reforma para os 66 anos de idade.

 

"A Confederação dos Serviços de Portugal saúda a decisão do Governo de proceder à consolidação orçamental do lado da despesa pública, como sempre reclamámos", afirmou, em declarações à Lusa o presidente da entidade, Luís Reis.

 

A CSP "está totalmente disponível para participar no diálogo a que o Governo convocou a sociedade, designadamente propondo soluções concretas para a retoma do crescimento económico", acrescentou.

 

Luís Reis classificou de "absolutamente essencial" que o Governo "concentre uma parte importante das suas energias na promoção da retoma económica de forma transversal a todos os sectores da economia".

 

O Governo pretende também criar uma contribuição sobre as pensões e prevê o aumento das contribuições para os subsistemas de saúde dos trabalhadores do Estado (nomeadamente a ADSE) em 0,75 pontos percentuais já este ano e em 0,25% no início de 2014.

 

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou ainda que o Governo pretende limitar a permanência no sistema de mobilidade especial a 18 meses e eliminar os regimes de bonificação de tempo de serviço para efeitos de acesso à reforma.

Ver comentários
Saber mais Confederação dos Serviços de Portugal Luís Reis austeridade Passos Coelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio