Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vice-presidente do Bundesbank substitui Asmussen no BCE

Sabine Lautenschläger, responsável pela supervisão bancária do banco central alemão, vai integrar a direcção do Banco Central Europeu no final de Janeiro.

Bloomberg
21 de Janeiro de 2014 às 13:36
  • 1
  • ...

A alemã Sabine Lautenschläger (na foto), vice-presidente do Bundesbank (o banco central alemão), foi nomeada pelos líderes da União Europeia para substituir o compatriota Jörg Asmussen na direcção do Banco Central Europeu (BCE).

 

O nome de Lautenschläger, responsável no Bundesbank pela supervisão bancária, foi proposto por Berlim no final de Dezembro. Na altura, o conselho de governadores do BCE garantiu não ter “objecções à nomeação da candidata proposta, Sabine Lautenschläger, que é uma pessoa cuja autoridade e experiência profissional no domínio monetário ou bancário são reconhecidas, como requerido por um artigo do Tratado sobre o funcionamento da União Europeia".

 

 
Terceira mulher no BCE 
A nomeação de Lautenschläger marca o regresso de uma presença feminina ao “directório” do BCE. Desde a sua criação, apenas duas outras mulheres – uma austríaca e uma finlandesa – haviam tido assento na autoridade monetária. 

Apesar de não existir qualquer regra que determine que a Alemanha detenha direito a um cargo no seio da direcção do BCE, o Governo alemão não se mostrou disponível para abdicar do mesmo.

 

Jörg Asmussen, encarregado das relações internacionais no seio do BCE, escolheu em Dezembro deixar funções para se tornar secretário de Estado do Trabalho no governo de coligação saído das eleições legislativas de Setembro, nas quais a chanceler Angela Merkel conquistou um terceiro mandato.

 

A nomeação de Lautenschläger marca o regresso de uma presença feminina ao “directório” do BCE (desde a sua criação, apenas duas outras mulheres – uma austríaca e uma finlandesa – haviam tido assento na autoridade monetária). Espera-se que a ainda vice-presidente do Bundesbank se revele muito mais um “falcão” e muito menos uma pomba na defesa de uma política monetária mais convencional e menos ousada na gestão da crise do euro.

 

O seu mandato começa a 27 de Janeiro, de acordo com as informações divulgadas pelo Conselho Europeu, citadas pela Bloomberg. Os seis membros da direcção do BCE são nomeados para um mandato de oito anos não renovável.

Ver comentários
Saber mais Sabine Lautenschläger Bundesbank Jörg Asmussen Banco Central Europeu Alemanha Conselho Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio