Notícia
Varoufakis: Cabe agora às instituições mostrar boa vontade
O ministro das Finanças grego declarou este domingo que cabia agora "às instituições (UE, FMI e BCE) mostrar boa vontade", e afirmou estar disponível para novas negociações para chegar a um compromisso de última hora.
"As nossas propostas estão em cima da mesa", garantiu Yanis Varoufakis, numa entrevista ao diário alemão Bild, que se publica na segunda-feira e foi difundida esta noite no 'site'.
"Cabe agora às instituições mostrarem a sua boa vontade", acrescentou.
"Continuamos abertos a novas propostas das instituições", insistiu. "Se estas novas propostas chegarem e se as considerarmos verdadeiramente melhores (...) poderemos recomendar aos nossos eleitores que as aprovem", disse o ministro.
A Grécia e os parceiros da Zona Euro terminaram as negociações no sábado, depois do anúncio por Atenas de um referendo a 5 de Julho às propostas dos europeus sobre o programa de resgate, que termina na terça-feira.
"Naquilo que nos diz respeito, estamos sempre prontos a negociar durante o período de tempo em que as pessoas estão a reflectir sobre a decisão a tomar", no domingo, na assembleia de voto, sublinhou.
As propostas de reformas apresentadas pela Grécia "são justas", disse Varoufakis.
"Contêm concessões importantes" e inscrevem-se na vontade de fazer sair a Grécia da crise "sem novas ajudas financeiras ao Estado grego", acrescentou.