Notícia
Syriza saúda compra de dívida pelo BCE
O Syriza, à frente nas sondagens para as eleições de domingo na Grécia, saudou o anúncio da compra de dívida pelo Banco Central Europeu (BCE), decisão que considerou contrária aos que "semearam o medo e o pânico".
"Esta é uma decisão importante, que o próximo governo grego usará em benefício do país", afirmou o partido de esquerda num comunicado emitido após a conferência de imprensa do presidente do BCE, Mario Draghi.
Segundo o Syriza, o programa anunciado pelo BCE dá "uma resposta às políticas restritivas extremas e advoga uma expansão qualitativa contra as vozes neoliberais extremas, entre as quais se inclui a do senhor Samaras", acrescentou.
A afirmação refere-se a Antonis Samaras, primeiro-ministro e líder da Nova Democracia (direita), que na campanha eleitoral predisse um novo resgate para a Grécia e mesmo a saída do país do euro em caso de vitória do Syriza.
O BCE anunciou hoje que vai comprar mensalmente 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada, entre Março de 2015 e Setembro de 2016, mas frisou que aplicará critérios específicos aos países que estejam em programas de ajustamento, como a Grécia.