Notícia
SPD elege pela primeira vez uma mulher como líder
Andrea Nahles, que foi ministra do Trabalho no anterior Governo alemão, era, até aqui, a líder da bancada parlamentar do SPD. Foi este domingo eleita líder do partido. É a primeira vez na história que o SPD será comandado por uma mulher.
O Partido Social-Democrata (SPD) elegeu uma mulher como sua líder. Andrea Nahles conseguiu 66% dos votos do seu partido, numa votação que decorreu este domingo, 22 de Abril.
É a primeira vez em 154 anos que o SPD elege uma mulher como líder.
Andrea Nahles substitui assim Martin Shulz, que saiu da liderança em Fevereiro, numa altura em que estavam a decorrer negociações para uma coligação entre o SPD e a CDU de Angela Merkel. Nas últimas eleições os sociais-democratas conseguiram 20,5% dos votos, o que representou a votação mais baixa na sua história.
No seu discurso, onde apelou aos votos dos militantes do partido, Andrea Nahles, prometia uma renovação "a partir de dentro da grande coligação".
Andrea Nahles era a actual líder da bancada parlamentar, mas já desempenhou funções executivas, tendo sido ministra do Trabalho no anterior Governo alemão.
Nahles disputava a liderança do SPD com Simone Lange, presidente da câmara de Flensburg. Apesar de ter tido 66% dos votos, segundo a Reuters a responsável terá tido a segunda pior votação de um líder desde o pós-guerra.