Notícia
Prodi a caminho da presidência de Itália?
O antigo primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia terá grandes probabilidades de suceder a Giorgio Napolitano que termina o seu mandato em Maio. No limite, será já o sucessor de Napolitano a dará posse a um novo Governo, que continua a ser interinamente liderado por Mário Monti.
O Parlamento italiano vai dar início nesta quinta-feira às consultas para encontrar um novo Presidente da República, dado que Giorgio Napolitano termina o seu mandato em Maio. Romano Prodi é o favorito, escreve o “Il Corriere della Sera”. Outros candidatos mencionados são Emma Bonino, Massimo D'Alema, Franco Marini e Giuliano Amato.
O ex-primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia nega qualquer interesse no cargo, mas o jornal diz tratar-se de uma postura táctica, reportando que a “velha guarda” e a ala mais esquerdista do Partido Democrático, o mais votado nas eleições de Fevereiro, apoia Romano Prodi. No limite, acrescenta o jornal, o antecessor de Durão Barroso em Bruxelas poderá acabar por dar posse ao líder do seu partido, Pier Luigi Bersani, como chefe de um novo Governo.
Napolitano já recebeu o relatório pedido a dez "sábios" com as propostas que deverão constar do programa de Governo. O relatório, pedido para abrir caminho à possibilidade de uma coligação entre os Democratas de Bersani e o Partido de centro-direita de Sílvio Berlusconi, incluem cortes nos salários dos políticos, um novo sistema eleitoral em que a Câmara dos Deputados concentraria o poder legislativo e a reforma do sistema judicial. Os "sábios" sugerem também que Itália peça à Comissão Europeia autorização para que o país possa exceder o limite de 3% para o défice de modo a acomodar investimentos, especialmente os co-financiáveis por fundos estruturais da União Europeia.