Notícia
Parlamento finlandês aprova resgate financeiro de Chipre
A contribuição da Finlândia para o resgate de Chipre foi aprovada em Parlamento e o governo sobrevive ao voto de confiança da medida.
O comité da assembleia de Helsínquia votou a aprovação da participação da Finlândia no resgate de 10 mil milhões de euros a Chipre, e esta foi aprovada.
A oposição tinha vindo a atacar o governo por querer participar no resgate à ilha mediterrânica, o quinto pacote de ajuda da zona euro em quase três anos. O partido minoritário apresentou por isso, uma moção de censura ao governo, para forçar o debate sobre o resgate financeiro em sessão de plenário.
O governo recebeu um voto de confiança dos deputados, 86 votaram a favor do governo e 65 contra. Os resgates efectuados através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), como é o caso do Chipre, são votados pelo Grande Comité segundo a lei finlandesa. Já os resgates que envolvem o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) são discutidos e votados por todos os elementos com assento no Parlamento.
Esta notícia surge dias depois da aprovação do resgate financeiro do Chipre no parlamento alemão.