Notícia
Optimismo das empresas da Zona Euro atinge máximos de dez anos
Os dados revelados pela Comissão Europeu mostram que o indicador de clima empresarial está em máximos de 2007 enquanto a confiança de empresas e consumidores atingiu o valor mais alto desde 2000.
As empresas da Zona Euro não estavam tão optimistas sobre as perspectivas de negócio desde a crise financeira. O indicador de clima empresarial, divulgado pela Comissão Europeia, subiu, em Novembro, para o nível mais elevado desde Junho de 2007.
De acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 29 de Novembro, as perspectivas para a produção e exportações melhoraram, indicando que a economia está a beneficiar do aumento da procura global.
Por outro lado, o índice que mede a confiança económica entre empresas e consumidores subiu para 114,6 pontos. Este é o valor mais alto desde 2000, e em linha com as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg.
Embora os indicadores de confiança tenham melhorado, e a região da moeda única esteja a caminho de completar o melhor ano desde 2007, a inflação ainda não deu sinais de recuperação em direcção ao objectivo de 2% fixado pelo Banco Central Europeu (BCE).
De acordo com a agência noticiosa, deverá ser revelado, na quinta-feira, que os preços no consumidor aumentaram 1,6% em Novembro, com a chamada inflação "core" em 1%.