Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mariano Rajoy assegura que haverá novo ministro da Economia “na próxima semana”

O chefe do Governo espanhol assinalou ainda que não haverá mais alterações na composição do Executivo, o que indica que deverá apenas proceder à substituição de Luis de Guindos, que está de partida para a vice-presidência do BCE.

26 de Fevereiro de 2018 às 15:38
  • ...

O presidente do Governo espanhol revelou esta segunda-feira, 26 de Fevereiro, que vai nomear "na próxima semana" o próximo ministro da Economia. "Haverá novo ministro da Economia na próxima semana", disse citado pelo jornal CincoDías. Ainda assim, não é claro quando Guindos vai apresentar a sua demissão. Luis de Guindos prepara-se para deixar o Executivo espanhol e rumar a Frankfurt para assumir a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE).

O chefe do Governo de Espanha disse ainda que não pretende proceder a mais nenhuma alteração na composição do Executivo, indicando assim que não haverá remodelação governamental. "Não haverá mais mudanças no Governo porque é um Governo que foi formado há relativamente pouco tempo", acrescentou.

Entre os candidatos possíveis para substituir Luis de Guindos, de acordo com o mesmo periódico, está Cristóbal Montoro, Fernando Becker, Rosa María Sánchez-Yebra, Irene Garrido e Pablo Zalba Bidegain.

Guindos a caminho do BCE

Na semana passada, Luis de Guindos foi escolhido para ocupar o cargo de vice-presidente do BCE, substituindo o português Vitor Constância que termina o seu mandato dentro de algumas semanas.

Após a nomeação, o ainda ministro da Economia defendeu que supõe um reconhecimento para a recuperação de prestígio de Espanha na União Europeia. "Supõe um certo reconhecimento. Quando perdemos a representação, em 2012, a situação era muito diferente, a reputação de Espanha era outra. Agora, crescemos, a inflação caiu, o emprego aumentou. Creio que a Espanha, desse ponto de vista, recuperou muito prestígio nos meios comunitários e este é um posto importante. O BCE é a instituição mais importante dentro da união monetária", disse na altura Guindos, referindo-se ao facto de não haver um espanhol no conselho de administração do BCE há seis anos.

Guindos: Da liderança ibérica do Lehman até a número dois do BCE

Luís de Guindos nasceu há 58 anos em Madrid, teve várias vezes funções em governos espanhóis e desempenhou funções em multinacionais como o Lehman Brothers ou a Pricewaterhouse Coopers.

A sua passagem pelo Lehman Brothers é a que já lhe valeu mais críticas, já que presidiu as operações em Portugal e Espanha do Lehman Brothers Holdings até o colapso do banco americano, em 2008. Guindos desempenhou vários papéis no Governo liderado por José María Aznar, entre 1996 e 2002 em secretarias de Estado da área da Economia.

Antes de ter sido a escolha para ministro da Economia de Espanha, por Mariano Rajoy, Guindos era sócio da PriceswaterhouseCoopers, responsável pela unidade de serviços financeiros.

 

Ver comentários
Saber mais Espanha Mariano Rajoy Luis de Guindos Banco Central Europeu Ministro da Economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio