Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Itália continua sem substituto de Giorgio Napolitano após três votações

A terceira ronda para a eleição do próximo Presidente de Itália conferiu 250 votos a Stefano Rodotà, o candidato apoiado por Beppe Grillo. Contudo, Rodotà necessitava de 672 votos, correspondentes a dois terços do parlamento, para ser eleito.

19 de Abril de 2013 às 13:23
  • ...

Ao impasse legislativo junta-se agora o impasse presidencial, uma vez que ao fim da terceira ronda de votos Itália continua sem um novo presidente.

 

A ronda desta manhã conferiu 250 votos a Stefano Rodotà, que é apoiado por Beppe Grillo e pelo seu movimento. No entanto, os 250 votos amealhados pelo candidato não foram suficientes para a sua eleição, uma vez que para que um dos dez candidatos seja eleito necessita de pelo menos 672 votos, o correspondente a dois terços do parlamento italiano, que é composto por 1.007 deputados.

 

Para a votação da terceira ronda estiveram presentes 949 deputados e não os 1.007, dá conta o “La Repubblica”.

 

O segundo mais votado foi Massimo d’Alema com 34 votos e o terceiro foi Romano Prodi com 22 votos. Porém, a indecisão marcou esta ronda, sendo contabilizados 465 votos brancos.

 

Isto porque os deputados da coligação de centro-esquerda optaram por votar maioritariamente em branco, esperando pela quarta votação para tentar eleger Romano Prodi. Isto porque na próxima volta a maioria absoluta para que um dos candidatos seja eleito desce para 504 votos.

 

Anda assim, não se assegura fácil a eleição de Prodi, já que os partidos da coligação de Berlusconi não apoiam o antigo presidente da Comissão Europeia.

 

Candidatos:

 

Stefano Rodotà: 250

 

Massimo D'Alema: 34

 

Romano Prodi: 22

 

Giorgio Napolitano: 12

 

Anna Maria Cancellieri: 9

 

Claudio Sabelli Fioretti: 8

 

Sergio De Caprio: 7

 

Franco Marini: 6

 

Antonio Palmieri: 5

 

Alessandra Mussolini: 5

 

Nulos: 47

 

Brancos: 465

Ver comentários
Saber mais Itália eleições presidente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio