Notícia
Grécia apresenta anteprojecto de Orçamento para 2019 e espera evitar corte de pensões
A Grécia divulgou esta segunda-feira a proposta provisória de Orçamento para o próximo ano, que visa atingir um excedente primário mais elevado do que o acordado com os seus credores internacionais, com a projecção de que o crescimento económico suba para 2,5%.
Naquele que vai ser o primeiro Orçamento grego desde que o país saiu dos programas de resgate (em Agosto), o Executivo helénico visa melhorar o seu desempenho ao nível do excedente primário, pelo quinto ano consecutivo. Isto para poder estar em posição de evitar a implementação dos penosos cortes de pensões acordados com os credores, sublinha a Reuters.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, quer acabar com os impopulares cortes de pensões previstos para Janeiro, no âmbito das medidas de alívio que pretende lançar – e defende que existe margem orçamental para o fazer.
O governo helénico, que prometeu aos seus credores da Zona Euro e ao FMI que irá atingir um excedente orçamental primário de 3,5% do PIB (excluindo os encargos com o serviço da dívida), visa alcançar um excedente de 4,14% no próximo ano. Se não aplicar os referidos cortes, coloca esse número nos 3,56%.
O anteprojecto de Orçamento hoje apresentado prevê que o crescimento económico aumente para 2,5%, contra os 2,1% estimados este ano. Também estima que a dívida pública desça para 170,2% do PIB em 2019, contra 183% este ano.
A Grécia irá apresentar o seu Orçamento final em meados de Novembro.
(notícia actualizada às 19:16)