Notícia
Governo grego nega ter dado luz verde ao comunicado do Eurogrupo publicado pelo FT
O Financial Times diz que Varoufakis chegou a acordo com os parceiros europeus, mas que Tsipras vetou a decisão no último minuto. Atenas diz que nunca deu luz verde final a um acordo com os parceiros.
O Governo grego chegou a acordo com o Eurogrupo durante a reunião de ontem. Mas este compromisso não foi sobre o comunicado publicado hoje pela imprensa, diz Atenas.
O Financial Times avança esta quinta-feira, 12 de Fevereiro, que Yanis Varoufakis tinha chegado a acordo com os parceiros europeus para depois recuar no último minuto, após Alexis Tsipras ter vetado o comunicado final.
Mas o Executivo de Alexis Tsipras conta uma estória diferente da do FT. Primeiro, diz que deu luz verde, sim, mas em relação a um texto anterior, uma versão inicial do comunicado hoje divulgado.
Mais tarde, o texto foi alterado pelos parceiros europeus para a versão divulgada hoje. Perante esta alteração, com este texto a ser a versão final, a delegação grega vetou o documento, terminando assim o Eurogrupo sem acordo.
"Em nenhum momento a delegação grega deu consentimento ao texto que foi publicado" pelo Financial Times, disse Nikos Pappas, chefe de gabinete de Alexis Tsipras.
Apesar do desmentido, o jornal financeiro mantém a sua versão da estória e garante que esta foi confirmada por diversas fontes de diversos estados-membros presentes na reunião do ministro das Finanças da Zona Euro em Bruxelas na quarta-feira.
A grande causa para a reunião ter terminado sem acordo foi a menção que o actual programa de ajustamento iria ser alargado para lá do prazo final, a 28 de Fevereiro. O veto ao texto partiu do próprio Alexis Tsipras em Atenas, avança hoje a imprensa grega.
O novo Governo grego garante que, chegado até aqui, não vai recuar nas suas exigências. "Eu rio de quem está a sonhar com reviravoltas. Um pouco de paciência", escreveu Nikos Pappas na sua conta de twitter.
A primeira reacção helénica foi de Yanis Varoufakis que usou o twitter para negar a luz verde ao comunicado divulgado pelo FT. "Posso sugerir que te abstenhas de fazer afirmações duvidosas baseadas em fugas ainda mais duvidosas? É bastante inconveniente", disse, em referência ao jornalista do FT.
Atenas reitera que vai "manter a sua posição" e está confiante para as próximas rondas de negociações. "A pequena Grécia conseguiu mudar a discussão na Europa", disse fonte do Executivo de Tsipras ao The Guardian.