Notícia
Governo grego baixa IVA da restauração para 13%
A troika aceitou que o governo de Antonis Samaras reduzisse o IVA da restauração de 23% para 13%. Antonis Samaras admite, porém, recuar se a evasão fiscal persistir.
O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, anunciou esta quarta-feira que o IVA da restauração vai baixar de 23% para 13% a partir de 1 de Agosto de 2013.
O Executivo garantiu à troika que esta medida permitiria aumentar as receitas fiscais e reduzir a evasão fiscal. “Eles [troika] não acreditam neste resultado mas aceitaram implementar a medida”, disse Samaras, citado pelo “Kathimerini”.
O chefe de Governo alertou, porém, que os estabelecimentos devem emitir factura de forma a reduzir a evasão fiscal. Se esta persistir, a taxa voltará a ser aumentada, avisou Samaras. Mas se a medida for um sucesso podem seguir-se novas reduções de impostos, acrescentou.
Em troca da redução do IVA, o executivo criou um imposto especial sobre os bens de luxo, que deverá render 136 milhões de euros por ano, o que permite compensar a possível descida na receita fiscal do IVA na restauração.
Em Portugal o sector da restauração também reclama uma descida da taxa de IVA para 13%, arguentando de igual forma que tal decisao iria ter um impacto positivo e salvar milhares de empregos.