Notícia
Economia grega continuou a crescer no segundo trimestre
O PIB da Grécia cresceu 0,5% no segundo trimestre deste ano, a mesma evolução registada nos três meses anteriores.
A economia grega continuou a crescer no segundo trimestre deste ano, período que culminou com um acordo entre o Governo de Atenas e os credores para o desembolso de um novo cheque.
De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 1 de Setembro, pelo instituto de estatística da Grécia, o PIB cresceu 0,5% entre Abril e Junho, repetindo a subida registada no primeiro trimestre do ano.
Os dados surgem depois de ter sido revelado também que o PMI para a indústria – que mostra a "saúde" deste sector com base nas condições de negócio actuais – subiu para 52,2 pontos em Agosto, a melhor leitura desde Agosto de 2008.
Segundo as informações do gabinete estatístico, citadas pela Bloomberg, o crescimento registado no segundo trimestre foi impulsionado sobretudo pelas exportações, que aumentaram 3,8%, e pelo consumo, que cresceu 0,4%. Ao mesmo tempo, a formação bruta de capital afundou 26% e o investimento diminuiu 4,5%.
As conversações entre o Executivo de Tsipras e os representantes europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) estiveram num impasse durante vários meses, devido a desentendimentos sobre as condições de desembolso das parcelas do empréstimo internacional.
Embora o acordo alcançado em Junho não tenha garantido o alívio da dívida que Atenas pretendia, aliviou a incerteza em torno da situação financeira do país e abriu a porta a um regresso aos mercados no mês seguinte.